Cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso foram classificados para a fase de Campanha Eleitoral do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Nesta etapa, os jovens devem divulgar e mobilizar votos para seus projetos, que nesta edição de 2025 têm como tema “A integração regional e as mudanças climáticas”.
Os selecionados são:
📌 Yasmim Gomes Evangelista – EE Juscelino Kubitschek de Oliveira (Nova Xavantina)
📌 Mikaelly Pereira Gomes – EE Militar Tiradentes (Nova Xavantina)
📌 Giovane Prisco Rodrigues Pontes – EE Cora Coralina (Comodoro)
📌 João Manoel Bolognani Silva – EE Mário Spinelli (Sorriso)
📌 Wellita Caroline de Almeida Martins – EE Júlio Muller (Barra do Bugres)
Mobilização e eleições
Agora, os candidatos devem se organizar em suas escolas e comunidades para divulgar suas propostas e garantir votos até o dia 18 de fevereiro.
As eleições ocorrem entre os dias 19 e 21 de fevereiro e podem votar jovens de 14 a 29 anos, por meio do site oficial do Parlamento Juvenil do Mercosul. O resultado preliminar será divulgado no dia 24 de fevereiro.
Os três candidatos mais votados avançam para a etapa nacional, e apenas um estudante representará Mato Grosso na fase internacional do programa.
Sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, voltada para estudantes da rede pública de ensino dos países-membros e associados. O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo, protagonismo juvenil e desenvolvimento de propostas sobre temas de interesse comum.
Além de estimular a cidadania e o pensamento crítico, a experiência permite que os participantes desenvolvam competências essenciais, como domínio da linguagem, argumentação, resolução de problemas e elaboração de propostas.
Quem pode participar?
✔️ Estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2024
✔️ Jovens nascidos entre setembro de 2007 e julho de 2011
✔️ Alunos de escolas públicas municipais, estaduais ou distritais
Agora, os estudantes de Mato Grosso se preparam para a disputa, buscando o apoio da comunidade para levar suas propostas adiante no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025.













