Pesquisar
Close this search box.
VOTAÇÃO POPULAR

Filé de Pintado à Bororó é eleito prato típico de Cáceres

Receita assinada por Felipe Américo venceu o concurso Encantos da Gastronomia e agora representa o município em eventos de turismo e cultura

publicidade

Com ingredientes que dialogam com a cultura pantaneira e um nome que homenageia os povos originários da região, o Filé de Pintado à Bororó foi o grande vencedor da 2ª edição do Encantos da Gastronomia – Cáceres. O prato, criado pelo chef Felipe Américo, foi escolhido por votação popular e agora ganha o título simbólico de prato típico da cidade.

A revelação do vencedor aconteceu na última sexta-feira (1º), durante evento no Centro de Eventos Maria Sophia da Silva Leite, com direito a torcida, emoção e celebração à identidade cacerense.

Raízes no fogão

Felipe Américo subiu ao palco emocionado. Para ele, essa vitória é mais do que um prêmio: é o reconhecimento de uma culinária com alma.

“Estou muito feliz e muito agradecido por todos que tornaram a minha vitória possível. É um prato que eu sinto desde o começo que representa a nossa cultura, raízes e nossa gastronomia. Os próximos passos agora são divulgar o prato em outros eventos e que todo mundo possa tirar proveito dessa conquista”, afirmou o chef.

Os finalistas

A disputa foi acirrada. Outros dois pratos também encantaram os jurados técnicos e o público votante. O Maria Isabel, feito por Abadia Helena de Jesus Silva, ficou com o segundo lugar. Em terceiro, a receita de Carne Seca com Mandioca, assinada por Elisabete Duarte Antunes Dutra.

Leia Também:  Sesc inicia atendimentos gratuitos para mulheres a partir do dia 13

Gastronomia como identidade

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, celebrou o sucesso do evento e destacou a importância de se ter, enfim, um prato que represente o município.

“Elegemos um prato típico, e isso faltava à nossa cidade. Por ser turística, bicentenária, com um rio lindo que atrai muitos visitantes, precisávamos dessa identidade. Isso fortalece nosso comércio de restaurantes.”

Ela também elogiou a parceria com o Sistema Comércio e parabenizou a organização.

Um presente para a cidade

O evento não apenas movimentou o setor gastronômico. Ele aqueceu a economia, lotou hotéis e envolveu a comunidade. Para o conselheiro do Senac-MT, Sebastião Giraldelli, cacerense de nascimento, o concurso foi um presente para a cidade.

“Cáceres recebeu esse prato que vai direcionar o seu turismo gastronômico. A expectativa do ano que vem é fazermos dois por ano, junto das prefeituras e câmaras municipais.”

Projeto com sabor de futuro

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o sucesso do Encantos da Gastronomia em Cáceres superou as expectativas. A primeira edição foi realizada em Barra do Garças. Agora, o projeto já tem fila de interessados.

Leia Também:  Secel divulga resultados finais dos editais Diretor Estreante e Documentário Temático

“A rede hoteleira está cheia com aqueles que vieram prestigiar a final do concurso. Já temos 15 municípios interessados em levar o Encantos para sua cidade.”

Em 2026, duas novas cidades devem receber o projeto: Sorriso e Sinop.

Mais que um concurso

Para o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, o Encantos da Gastronomia vai além da culinária. Ele representa uma estratégia para valorizar territórios, fomentar o turismo e impulsionar o comércio local.

“O sucesso desta edição reforça nosso compromisso em seguir promovendo experiências que unem qualificação, cultura e desenvolvimento regional.”

Como funciona o Encantos da Gastronomia?

Criado pelo Senac-MT, o projeto tem como objetivo eleger o prato típico de cada cidade participante. A seleção ocorre em várias etapas, com avaliação técnica e final por voto popular online. O evento também envolve parcerias com prefeituras e câmaras municipais, unindo gastronomia, cultura, economia e turismo.

A proposta é formar redes de valorização da culinária regional, movimentando tanto o comércio quanto o orgulho local.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide