Entre os dias 14 e 17 de agosto, o Cine Teatro Cuiabá vai se transformar em um grande palco para o Brasil. É quando acontece a 3ª edição do Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro, reunindo artistas, grupos e companhias de várias regiões do país.
O evento é gratuito e inclui espetáculos, intervenções artísticas, rodas de conversa e oficinas. Tudo para celebrar a força e a diversidade das artes cênicas.
“Este festival é uma celebração da nossa identidade cultural e uma ponte para o intercâmbio com o que há de mais vibrante no teatro brasileiro”, afirma Flávio Ferreira, diretor geral do projeto.
Diversidade no palco
Serão 16 espetáculos de companhias renomadas, como Os Satyros (SP) e Jitman Vibranovski (RJ). Mato Grosso estará bem representado por grupos de Cuiabá, Cáceres, Nova Olímpia, Primavera do Leste, Barra do Garças, Campo Verde, Várzea Grande e Sorriso.
A programação mistura linguagens: teatro tradicional, circo-teatro, performances, espetáculos de rua, teatro de bonecos e leituras dramatizadas. Há opções para todas as idades.
Programação dia a dia
Quinta-feira (14/8)
-
18h: Cortejo Cênico do Circo Escola Leite de Pedras – da Praça Alencastro até o Cine Teatro Cuiabá
-
19h: Abertura oficial do Festival
-
Pocket shows, discotecagem e espetáculos teatrais ao longo da noite
Sexta-feira (15/8)
-
8h às 16h: Oficinas de Vivência em construção de personagem, Iluminação Cênica e Caracterização com máscaras
-
18h30: Peças e performances retomam o palco
Sábado (16/8)
-
A partir das 10h: Peças, performances e roda de conversa com Amaury Tangará, Claudete Jaudy, J. Astrevo e Lionie Vitório
Domingo (17/8)
-
11h: Roda de conversa com artistas selecionados do Festival
-
Espetáculos e intervenções artísticas
-
21h30: Encerramento com a Escola de Samba Payaguás
Como participar
A entrada é gratuita para todos os espetáculos e atividades. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá com uma hora de antecedência.
A programação completa está no site do Cine Teatro Cuiabá.
Homenagem a Luiz Carlos Ribeiro
O festival leva o nome de um dos maiores nomes do teatro mato-grossense. Nascido em Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger, Luiz Carlos Ribeiro foi ator, diretor, escritor e arte-educador, com reconhecimento nacional.
Advogado e militante contra a ditadura militar, fundou a Federação Mato-grossense de Teatro (Femata) e a Confederação Nacional de Teatro (Confenata). Faleceu em Cuiabá, em 2018, deixando um legado artístico e político.