Pesquisar
Close this search box.
INSCRIÇÕES ABERTAS

Projeções Poéticas leva oficinas gratuitas de arte, luz e tecnologia a Cuiabá e VG

Projeto Vagalúmens cria espaços de experimentação com técnicas analógicas e convida jovens, artistas e educadores a redescobrirem a potência da luz

publicidade

Em um momento em que quase tudo passa por telas e algoritmos, o Vagalúmens convida o público a desacelerar. Além disso, propõe outra experiência: produzir arte com as próprias mãos, usando luz, transparências e criatividade manual.

O projeto, idealizado pelo coletivo Projeções Poéticas e com curadoria de Daniela Kern, chega a Mato Grosso entre 17 de novembro e 03 de dezembro. Durante esse período, oferece oficinas gratuitas em Cuiabá e Várzea Grande. As atividades são voltadas a jovens, artistas, educadores da rede estadual e participantes da UFMT, como curso de extensão.

Projeções feitas à mão

As oficinas apresentam técnicas simples e acessíveis. Por isso, os participantes aprendem a montar projetores manuais e a criar imagens usando lanternas, retroprojetores e transparências. A prática mostra que a tecnologia também nasce do gesto e da intenção.

“A proposta do Vagalúmens nasce do desejo de formar redes de afeto e memória, criando espaços em que cada participante se reconhece como autor”, explica a curadora Daniela Kern. “É um projeto que envolve arte, ciência e pedagogia de forma viva, experimental e profundamente humana.”

Leia Também:  Espetáculo gratuito no Cine Teatro une poesia, sombras e consciência ambiental

Luz como linguagem artística

O projeto combina alta e baixa tecnologia para estimular novas poéticas visuais. Portanto, revela que a luz pode ser um meio simples e, ao mesmo tempo, profundo de criar narrativas.

“Queremos mostrar que projetar não é só uma questão de equipamentos, mas de intenção. O gesto, a emoção, a palavra e a simplicidade, tendo a luz como meio, também são tecnologias”, afirma o artista transmídia Mozart Santos, responsável por ministrar as oficinas.

Além disso, o público também terá uma oficina de stencil art com o artista Rogério Mendes, reforçando o diálogo entre arte, educação e território.

Redes que sustentam o projeto

A realização envolve uma ampla rede de parceiros: Projeções Poéticas, Associação Aqui é Mato, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Governo de Mato Grosso, via Secel-MT. O projeto conta ainda com apoio da Pippa Cultura, Seduc-MT, Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), Procev e UFMT.

Programação aberta ao público

Local: Universidade Federal de Mato Grosso – Ateliê Livre do MACP
Turma 1: 02 e 03/12 (terça e quarta-feira), das 8h às 12h
Turma 2: 02 e 03/12 (terça e quarta-feira), das 14h às 18h

Leia Também:  Iniciativa de Agroecologia da UFMT ganha destaque na Forbes

As inscrições para o MACP são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponibilizado pelos organizadores. Já as oficinas realizadas em escolas atendem unidades da rede estadual previamente selecionadas em parceria com a Seduc-MT.

Serviço

Projeções Poéticas – Cuiabá recebe oficinas gratuitas de arte, luz e tecnologia
Período: 17 de novembro a 03 de dezembro
Atividades: Oficinas de projeções artísticas analógicas e stencil art
Participação: Gratuita
Realização: Projeções Poéticas | Aqui é Mato | Assembleia Legislativa | Governo de MT | Secel-MT
Apoio: Pippa Cultura | Seduc-MT | MACP | Procev | UFMT
Inscrições: Gratuitas AQUI

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide