Idealizado pelo ator, diretor e dramaturgo André D’Lucca, o espetáculo Sankofa resgata a memória de reis, rainhas e personalidades negras que moldaram o mundo, mas foram apagadas da educação formal. A peça é um convite ao público para revisitar a história e reconectar-se com suas raízes.
Com 12 apresentações gratuitas pelo estado de Mato Grosso, a montagem chega a Cuiabá no dia 20 de março, às 19h30, no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros. A entrada é franca e por ordem de chegada.
O que significa Sankofa?
A palavra Sankofa vem de um adinkra africano que significa “volte e pegue”. A mensagem é clara: olhar para trás é essencial para construir um futuro mais justo. “Nunca é tarde para buscar o que importa. Estou falando de ancestralidade e cultura negra. Esse espetáculo é um despertar para pessoas negras e uma conscientização para pessoas brancas”, destaca D’Lucca.
Uma história que precisa ser contada
A peça integra o projeto Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade e busca dar visibilidade à influência afrodescendente na história de Mato Grosso, do Brasil e do mundo. Ao longo do espetáculo, o público será levado a refletir sobre identidade, pertencimento e justiça social.
Sucesso de público e apoio cultural
Sankofa já conquistou espectadores em Cuiabá e São Paulo, onde participou do Festival Internacional do Teatro Negro. O projeto é realizado pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEEC Brasil) e a Associação de Desenvolvimento da Cultura, Esporte e Lazer (ADECELMT), com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e apoio de emendas parlamentares. Além disso, conta com a parceria da TV Centro América, Audifor Contabilidade e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Programação em Mato Grosso
O espetáculo está circulando por sete municípios desde fevereiro, levando cultura e conhecimento a escolas e espaços públicos. Após passar por Santa Carmem, Vera e Sorriso, Sankofa chega a Nobres no dia 15 de março. No dia 18, será apresentado no IFMT Rondonópolis (pela manhã) e no IFMT São Vicente (à tarde). A grande exibição para o público geral acontece em Cuiabá, no dia 20. O encerramento será no IFMT Várzea Grande, com duas sessões no dia 22.
Serviço
Espetáculo: Sankofa
Data: 20 de março
Horário: 19h30
Local: Teatro Cerrado Zulmira Canavarros (anexo à Assembleia Legislativa de MT)
Entrada: Gratuita e por ordem de chegada
Informações: (65) 99249-5952 / (65) 99335-4202